Na esteira deste conceito, a própria ONU lançou em 2015 uma agenda de 17 objetivos globais para 2030. Com a chancela dos principais líderes do planeta, esta agenda foi chamada de ODS, ou Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que encontram-se no vídeo acima.
No entanto, isso não significa que para ter atitudes sustentáveis sua empresa precise atuar em todos os 17 objetivos. Muito pelo contrário. É necessário encaixar os fundamentos de sustentabilidade dentro das particularidades do seu negócio.
Não sabe por onde começar? É fácil. Vamos começar por onde conseguimos medir, ou seja, calculando a sua pegada de carbono, que nada mais é do que o impacto mensurável que a sua operação deixa no meio ambiente.
Mas não paramos por aí: após medir, é preciso gerenciar. Por isso, entregamos uma solução customizada, através da qual analisamos quais são as atividades e processos mais danosos da sua cadeia e elaboramos um plano de ação prioritário de mitigação.
Após colocação do plano em prática, é hora de revolucionar: desenvolveremos uma estratégia de endomarketing, marketing B2B e/ou marketing B2C para que seus colaboradores e funcionários transformem-se de vez em embaixadores da sua marca. O famoso branding.
A partir deste ponto, sua empresa estará de vez inserida no mundo da sustentabilidade, inclusive com acesso a selos e certificados, como o GHG Protocol (Protocolo de Gases do Efeito Estufa), aceito como porta de entrada para participação de índices de sustentabilidade em todo o planeta. E mais: nos países mais desenvolvidos, já trata-se de um protocolo obrigatório para algumas atividades empresariais. Ou seja, seu negócio estará à frente do seu tempo, já preparado para as mudanças regulatórias que estão por vir.
É disso que se trata a Sustentabilidade Sob Medida: desenvolvimento sustentável genuíno, com geração de valor para a marca, seus colaboradores e seus clientes.