Sustentabilidade Sob Medida

O que você recebe?

Os números mostram: você criará impacto em todos os agentes do seu negócio

Clientes

Dos consumidores de 25 a 40 anos (geração conhecida como Millenials), estão dispostos a pagar mais caro por produtos e soluções sustentávies

Colaboradores

Dos trabalhadores entre 25 e 40 anos estão dispostos a ter um corte no salário para trabalhar em uma empresa socialmente responsável

Investidores Institucionais

Dos fundos de investimento internacionais são pressionados por seus cotistas a utilizarem critérios de sustentabilidade em suas escolhas

Investidores Pessoa Física

Dos Millenials afirmam que impactos socio ambientais provocados pelas empresas são decisivos em suas escolhas de investimentos

Entendendo Sustentabilidade Corporativa

Os princípios da sustentabilidade aplicam-se a qualquer negócio, não importa o seu tamanho. Para  classificarmos um empreendimento como sustentável, é preciso que ele seja:

Ecologicamente Correto

Economicamente Viável

Socialmente Justo

Culturamente Diverso

Trazendo isso para o meio empresarial, Sustentabilidade Corporativa é a união de práticas sócio culturais, econômicas e ambientais através de uma governança robusta e transparente. Tal união hoje é mercadologicamente reconhecida como práticas de ESG (Environmental, Social and Governance, em inglês, ou Ambiental, Social e Governança, em português). 

No entanto, não é possível falar de sustentabilidade corporativa sem antes passar pelo conceito de Desenvolvimento Sustentável. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), desenvolver-se de forma sustentável, significa utilizar recursos naturais de forma estratégica e inteligente garantindo assim a autonomia das próximas gerações.

 

Na esteira deste conceito, a própria ONU lançou em 2015 uma agenda de 17 objetivos globais para 2030. Com a chancela dos principais líderes do planeta, esta agenda foi chamada de ODS, ou Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que encontram-se no vídeo acima.

No entanto, isso não significa que para ter atitudes sustentáveis sua empresa precise atuar em todos os 17 objetivos. Muito pelo contrário. É necessário encaixar os fundamentos de sustentabilidade dentro das particularidades do seu negócio. 

Não sabe por onde começar? É fácil. Vamos começar por onde conseguimos medir, ou seja, calculando a sua pegada de carbono, que nada mais é do que o impacto mensurável que a sua operação deixa no meio ambiente. 

Mas não paramos por aí: após medir, é preciso gerenciar. Por isso, entregamos uma solução customizada, através da qual analisamos quais são as atividades e processos mais danosos da sua cadeia e elaboramos um plano de ação prioritário de mitigação.

Após colocação do plano em prática, é hora de revolucionar: desenvolveremos uma estratégia de endomarketing, marketing B2B e/ou marketing B2C para que seus colaboradores e funcionários transformem-se de vez em embaixadores da sua marca. O famoso branding.

A partir deste ponto, sua empresa estará de vez inserida no mundo da sustentabilidade, inclusive com acesso a selos e certificados, como o GHG Protocol (Protocolo de Gases do Efeito Estufa), aceito como porta de entrada para participação de índices de sustentabilidade em todo o planeta. E mais: nos países mais desenvolvidos, já trata-se de um protocolo obrigatório para algumas atividades empresariais. Ou seja, seu negócio estará à frente do seu tempo, já preparado para as mudanças regulatórias que estão por vir. 

É disso que se trata a Sustentabilidade Sob Medida: desenvolvimento sustentável genuíno, com geração de valor para a marca, seus colaboradores e seus clientes.

Por que aderir ao GHG Protocol?

O GHG Protocol (Protocolo de Gases do Efeito Estufa) visa promover a transição da economia brasileira para uma economia de baixo carbono. Em média, 138 empresas já emitem o relatório anualmente no país.

Governança

Registro histórico de dados de sustentabilidade. 76% das empresas listadas na Nasdaq reportam métricas de sustentabilidade

Créditos de Carbono

Aptidão para participar nos mercados de comercialização de créditos carbono

Regulamentações

Antecipação para regulamentações futuras que já são realidade em vários países

Índices de Sustentabilidade

Aumento de atratividade para investimentos, estreitando relações com acionistas, colaboradores e clientes através da participação em índices de sustentabilidade

O Processo que gera valor